Certificação CompTIA Security + SYO-401 (Parte I)

Uma visão geral e preparação para a Certificação CompTIA Security + SYO-401

Fala ai, pessoal, tudo blz?
Gostaria de escrever aqui sobre minha recente conquista, a certificação CompTIA Security + SYO-401.
 Ela acabou de ser desativada (no dia 15/12/2018), dando espaço para a SYO-501.[Spoiller -> Fiz a minha prova no dia 14/12/2018 :D]

Então, eu queria aproveitar e comentar tanto sobre a prova, quanto a preparação para a aprovação e como foi fazer a prova num centro VUE. Ah! aproveito para falar do motivo de ter escolhido a que certifiquei.

Desde antes da graduação tinha interesse na área de segurança da informação (seginfo). E durante iniciei minhas participações em eventos relacionados, dentre os quais consegui a proeza de palestrar em alguns também [obrigado Senhor! :]...mais informações podem procurar no meu LinkedIn.

E foi em um desses eventos, no Qualitek Security Day em 2015, que no final dele o Rodrigo Jorge (idealizador e um dos organizadores do evento) fez um sorteio de alguns livros patrocinado pela Clavis. Lembro do Guerra Cibernética (Richard A. Clarke; Robert K. Knake) e do Security + - Da prática ao Exame SYO-401  (Yuri Diógenes e Daniel Mauser). E fui sorteador para ganhar o Guerra Cibernética, sendo que o tinha comprado poucos meses antes..ai naquela euforia de final de evento com os sorteios, falei com o Rodrigo Jorge que já tinha aquele livro e se poderia trocar pelo Security+ (pois já tinha em mente que gostaria de tirar essa certificação). Ele olhou meio de lado, pensou, hmmmm...e trocou...para felicidade da nação \o/
(Meu muito obrigado Rodrigo Jorge, você é parte dessa conquista :)

Então, planejei para tirar a certificação após minha especialização (meados de 2016), mas nesse período consegui passar para o mestrado em Engenharia da Computação, fato que me fez adiar mais um pouco. Depois veio família e outros eventos.

Dessa forma, me organizei para o início de 2018, mas acabou que foi quando me organizei para fazer a defesa da qualificação do mestrado e posteriormente a defesa, em junho de 2018. Nesse período também participei de um grupo de trabalho a nível nacional na empresa, passei para professor substituto na UFRN e a aprovação nas 4 etapas para entrar no doutorado em engenharia da computação (também na UFRN). Graças a Deus tudo certo, aulas iniciadas e tal.

Dai recebo um e-mail alertando que a SYO-401 foi desativada em inglês e que em português seria no dia 15/12/2018. Ai me planejei para fazer o exame no dia 03/12. Acabou que tive que viajar para participar do EnCSIRT (Encontro de CSIRT Acadêmicos, organizado pela RNP) e estava em final de semestre, tendo que orientar os alunos nos trabalhos, corrigir e elaborar as últimas provas. Porém, não poderia deixar essa oportunidade passar.

Para onde ia estava com o livro do Yuri e do Daniel na mochila (seja dentro do ônibus, esperando ser atendido em algum serviço, etc) e comprei um curso na Udemy (confeço que achei ele muito superficial, já que estava acostumado com os detalhes do livro, mas vi até o fim e no final ajudou um pouco). Isso durou cerca de um mês e meio a dois meses. Outra material que utilizei nas últimas duas semanas foi o livro Simulados para a Certificação CompTIA Security+ SY0-401 (Luciano Lima), emprestado pelo meu grande amigo Danilo Augusto Leite.

Continua... (ia ficar um post muito grande :)
Na segunda parte explico como foi fazer a prova.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alterar horário no GLPI

Certificação CompTIA Security + SYO-401 (Parte II)

Certificação Linux Foundation System Administrator