Certificação CompTIA Security + SYO-401 (Parte II)

Marcação, dicas e como foi o exame CompTIA Security + SYO-401

 

Seguindo na parte II do último post sobre a certificação Security+



Acabei marcando a prova para o dia 14/12/2018 (para marcar você deve criar uma conta na Person VUE) em uma cidade a 270km da minha, já que não tinha disponibilidade aqui para tal. Após aplicar a prova da 3ª unidade na quinta (para os alunos da universidade que leciono), cheguei em casa e fui dormir umas 23h30min, acodei às 03h15min, sai às 4am. Cheguei na cidade da prova às 07h30min, tomando uma bebida energética, tomei um café da manhã e fui fazer a prova.


Quando cheguei lá na sala (era uma sala de aula no estilo de um laboratório) tinha um aluno/monitor que me recebeu bem, pegou minha identidade, confirmou meus dados, tirou a foto e pediu para sentar-me no PC que estava disponível para o teste.


Ao iniciar o teste é dado um tempo de 30min para ler o contrato entre eu (você, quem for fazer a prova) e a CompTIA, inclusive sobre sigilo em relação as questões, divulgação de informações, etc...após encerrar o tempo você pode iniciar a prova e a partir desse momento é que se inicia as questões e a decontar o tempo de 90min (mas aparece na tela superior direito 1:30:00 e vai decondando). Um dica é calcular o tempo médio que você levará em cada questão, tipo, no meu exame foi próximo a 70 questões, mas pode chegar até 90 então eu tive 1min e 19 seg aproximadamente por questão. Você pode se questionar achando que é pouco, de fato é, mas têm perguntas que são bem diretas e você não gasta 30s para responder. Por isso, fazer os exercícios do Livro Security+ e do Luciano Lima foram muito importantes, porque eu marcava o tempo dos blocos de questões que fazia (para evitar surpresas). No final ainda sobrou um tempinho para revisar algumas questões que tive dúvidas.

Sim, a prova não é apenas múltipla escolha como alguns podem pensar. Existem questões de cenário  para correlacionar colunas, arrastar o icone para encontrar a respota certa...nada de outro mundo, mas valeu a pena ler o livro completo do Daniel e do Yuri e fazer as questões do livro de Simulados do Luciano Lima.

Outra coisa que se pode fazer é marcar algumas questões para revisar posteriormente, foi o que fiz. Como sobrou tempo, fui revisar essas questões, mas uma dica que acho interessante é mesmo marcando para rever depois eu marquei a questão na alternativa que achava correta naquele instante. Pois se não houvesse tempo para revisar ela já estaria marcada e eu teria 25% de chance de acertar (já que era quatro alternativas :). Na revisão aparece uma tela com todas os números das questões e com uma marcação aquelas "marcadas" para ver depois.

Após finalizar a revisão você é direcionado para um questionário com informações pessoais e profissionais que a CompTIA deseja saber. Pense numa emoção que estava para fazer esse questionário, porque somente depois dele que é possível ver a pontuação.

Ao concluir, saiu lá minha pontuação e graças a Deus consegui obter êxito \o/

Mesmo vendo a nota na tela fiquei aguardando o e-mail com o resultado e a liberação do certificado no site da CompTIA, que só saiu no dia seguinte. Na hora houve um problema no sistema do Centro VUE que eu estava e não possível imprimir.

Almocei com o amigo Kleber que reside na cidade e voltei pra casa feliz da vida :D

Não esperei a SYO-501 porque já vinha numa fase de preparação para a 401 e como o tempo é corrido eu teria que gastar muita energia para pegar as diferenças, que não são muitas, mas teria que atualizar o material que estava me preparando a um tempo.

É isso ai, espero que tenham gostado do post e qualquer dúvida podem postar nos comentários.


Forte abraço e sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alterar horário no GLPI

Certificação Linux Foundation System Administrator